Sobre Cruzeiro

cidade de Cruzeiro

Cruzeiro é um município brasileiro do estado de São Paulo localizado na mesorregião do Vale do Paraíba, no cone leste paulista. Possui uma área de 304,572 km². Sua população em 2009 era estimada em 79.957 habitantes; a densidade demográfica era, então, de 253,18 hab/km².

História

Cruzeiro nasceu da ferrovia que ligava três estados (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro), ferrovia esta que era importante para o escoamento da produção de café no século XIX.

O primeiro proprietário de terras cruzeirenses foi Major Novaes, que residia na Fazenda Boa Vista, hoje decadente museu da cidade.

A Cidade de Cruzeiro se desenvolveu as beiras da estrada de ferro, onde depois cresceu com a chegada de migrantes mineiros e paulista interessados no crescimento do município.

Um importante marco histórico do município, foi a de ser o último município a se render na Revolução Constitucionalista de 1932, onde foi assinado o seu armistício, na atual escola Arnolfo Azevedo. Este município teve grande importância durante a revolução, pois estava na divisa com o estado mineiro, divisa esta que era marcada pelo Túnel da Mantiqueira, onde foram travadas importantes batalhas entre as tropas federais e constitucionalistas.

Economia

Hoje, o município tem o seu foco econômico voltado para a área do comércio (possui importantes empresas como Casas Bahia, Ponto Frio, Lojas Cem, e da indústria metalúrgica. A antiga FNV (Fábrica Nacional de Vagões) atualmente Iochpe-Maxion com filial também na China é uma indústria multinacional de componentes ferroviários e produção de rodas e chassis, contando com mais de 4 mil funcionários. A companhia tem seus produtos vendidos para mais de 40 países em cinco continentes diferentes, tendo os Estados Unidos, Itália, Argentina, Canadá e a Venezuela como os maiores importadores.

Educação

O município conta com diversas instituições públicas e privadas de ensino, tanto na pré-escola, quanto no ensino fundamental, no médio e no superior. Existem algumas escolas bastante clássicas no município, como é o caso da escola Arnolfo Azevedo, que fica no centro do município, onde ainda é possível visualizar na parede a divisão entre meninos e meninas. A escola Oswaldo Cruz é a maior de Cruzeiro, contando com mais de 1400 alunos e 163 docentes. Outras instituições integram o quadro da cidade, como o COC Dinâmico, o Colégio Adventista, o Objetivo Cruzeiro e o Anglo Jean Piaget, todas particulares. No Ensino Superior, a Cidade de Cruzeiro conta com 4 intituições de ensino superior.

Hidrografia

Sua proximidade às montanhas o premiam com diversos mananciais, observando que os rios e Ribeirões Dolores, da Barrinha, do Embaú, Passa Vinte e Itagaçaba. Esses são os principais que formam a ramificação do Rio Paraíba do Sul, que por ali mostram-se largos e volumosos. Completam a oferta aqüífera outros córregos diversos.

Geografia

A localização geográfica do município é de certa forma privilegiada, dado que num raio de 200 km localizam-se cerca de 40 milhões de pessoas e grande parte do PIB brasileiro. O município se situa na região do Médio Vale do Rio Paraíba do Sul, próximo à Serra da Mantiqueira, sua área central se encontra a aproximadamente 515m de altitude. A serra da Mantiqueira, ao Norte do município, apresentantam elevações com aproximadamente 2.800m; ao Sul do território, região cortada pela Rodovia Presidente Dutra, o relevo assume o aspecto de "Mar de Morros" em formato de "meia laranja".

Clima

Cruzeiro apresenta o clima sub-tropical quente, inverno seco com baixa pluviosidade. A umidade relativa do ar (média anual) é 75,9% e a precipitação pluviométrica anual é de 1.400 a 2.500 mm. O movimento dos ventos no município é influenciado pela topografia da região. A circulação do vento de superfície se processa predominantemente nas direções NE, SO e E, em qualquer época do ano, isto é, o vento sopra no corredor formado pelas duas serras.

Pontos turísticos

Cruzeiro é uma cidade que possui vários pontos turísticos religiosos, ecológicos e históricos, entre eles:

Museu Major Novaes: O imóvel também conhecido como "Solar dos Novaes" - Fazenda Boa Vista foi construído em 1805, e é considerado o núcleo inicial do município, vinculado a história da cidade. O acervo do museu conta com móveis coloniais, cristaleiras procedentes da Itália e documentos históricos, como cartas trocadas com a Família Imperial. Sua majestade D. Pedro II tinha um grande prestígio a seu compadre, o Major Novaes. O museu foi tombado como monumento histórico por decreto do Governo Estadual em 24 de setembro de 1969.

Belvedere "A Santa": Local de vista exuberante para usuários da SP-52, própria para descanso, lanches e beber água em fonte natural. A vista deste local é aproximadamente de 1.800 metros de altitude. Denomina-se "A Santa" devido à imagem de Nossa Senhora Aparecida, instalada sobre um altar. Localiza-se na Serra da Mantiqueira, e assim denominada APA; distante de 21 Km da sede de Cruzeiro, no sentido Cruzeiro/SP - Passa Quatro / MG. É, também, nesse local, a 200 metros, que encontramos o famoso túnel ferroviário, palco da revolução Constitucionalista de 1.932. O túnel tem 1 km, onde há entrada do lado de São Paulo e termina no lado de Minas Gerais.

Pico do Itaguaré: Um dos pontos culminantes do estado, localizado na Serra da Mantiqueira, com acesso pela SP 52. Possui 2.308 metros de altitude e do seu topo é possível avistar todo o Vale do Paraíba. Não é explorado turisticamente, sendo utilizado somente por aqueles que praticam montanhismo.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Cruzeiro.


Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Cruzeiro por e-mail
 

 

Cidades de São Paulo: Limites - Cidades Vizinhas

Lavrinhas, Silveiras, Cachoeira Paulista, Piquete, Passa-Quatro, Delfim Moreira e Marmelópolis.

Dados Principais sobre a Cidade de Cruzeiro

Aniversário: 2 de Outubro
Fundação :
1901
Gentílico:
Cruzeirense
Área:
304,572 Km²
População
77.000 hab. (2010)
IDH 0,809 - elevado
Prefeitura Cruzeiro

Brasão de Cruzeiro
Brasão de Cruzeiro

Bandeira de Cruzeiro
Bandeira de Cruzeiro

Vídeo sobre a cidade de Cruzeiro
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Cruzeiro

Mapa Cruzeiro

 

Moradores ilustres de Cruzeiro

 

   
  Sobre o EncontraCruzeiro
Fale com EncontraCruzeiro
Anuncie no EncontraCruzeiro
Cadastre sua Empresa no EncontraCruzeiro (grátis)



Termos EncontraCruzeiro | Privacidade EncontraCruzeiro


Bandeira de Cruzeiro